Prorrogadas as inscrições para propostas de ST até o dia 17/06

APRESENTAÇÃO DO IX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL


Entre os dias 26 e 30 de Novembro de 2018 ocorrerá, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, a nona edição do Simpósio Nacional de História Cultural.

O Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural [Profª. Drª. Rosangela Patriota Ramos (Coordenadora), Prof. Dr. Alcides Freire Ramos e Profª. Drª. Maria Izilda Santos Matos], deseja dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas edições anteriores, ou seja, divulgar pesquisas originais e, ao mesmo tempo, suscitar debates em torno de temas já consagrados no âmbito da História Cultural, sempre estimulando reflexões acerca de perspectivas teóricas e metodológicas, que dão base para os campos de interlocução do historiador cultural.

Se em encontros anteriores temas como Sensibilidades, Sociabilidades, Imagens, Linguagens, Representações, Paisagens e/ou as Escritas da História foram os eixos norteadores, nessa nona edição, o Simpósio Nacional de História Cultural, por decisão do Comitê Científico do GT, se propõe a esquadrinhar, de maneira aprofundada, uma temática de grande interesse para os historiadores, a saber: CULTURAS – ARTES – POLÍTICAS / Utopias e distopias do mundo contemporâneo: 1968 – 50 anos depois.

Esse tema central permite muitas possibilidades de trabalho que poderão ser contempladas pelos proponentes e participantes dos Simpósios Temáticos. Com efeito, os problemas centrais do IX Simpósio oferecem a oportunidade para refletir acerca das diferentes maneiras de produzir conhecimento em história em sua interface com os debates teórico-metodológicos atinentes aos diálogos com as memórias, com as artes e com o pensamento político. Com efeito, nas últimas décadas, os horizontes investigativos e de pesquisa do Historiador Cultural ampliaram-se, sobretudo graças aos estímulos proporcionados por temas e objetos privilegiados pelos historiadores que se voltam para esse campo. Em suma: o propósito do IX Simpósio Nacional de História Cultural é o de enfrentar tanto desafios teóricos e interpretativos, quanto analisar procedimentos e práticas atinentes ao ofício do historiador que se volta para a História Cultural.

Por fim, cabe esclarecer: o IX Simpósio organiza-se, à semelhança das edições anteriores, em torno de Conferências, Mesas Redondas, Simpósios Temáticos e apresentação de painéis de Iniciação Científica. Com isso, o Comitê Científico do GT e a Comissão Organizadora Local pretendem oferecer as condições básicas para que pesquisadores diversos e em momentos diferentes de suas formações possam se encontrar e debater de maneira produtiva suas propostas e ideias.


IX Simpósio de História Cultural - "Utopias e distopias do mundo contemporâneo 1968 – 50 anos depois"  |  Todos os direitos reservados.