GT Nacional de História Cultural



  

  

  

  

Revista Fenix

Comitê científico
  Alcides Freire Ramos  

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Bolsista Produtividade do CNPq – Nível 1D. Participa de Convênio Internacional entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Università Degli Studi di Genova (Itália). É pesquisador associado do EFISAL – Equipe Fonctions Imaginaires et Sociales des Arts et des Littératures (CNRS). Integra o Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Integra conselhos editoriais de alguns periódicos especializados. É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec) e um dos editores do periódico eletrônico Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br) (ISSN - 1807-6971). Divide com Rosangela Patriota a coordenação editorial de Edições Verona (São Paulo). Publicou 33 capítulos de livros e 36 artigos científicos, que versam sobre as interfaces do diálogo História e Cinema, em periódicos especializados nacionais [Revista do Brasil (Rio de Janeiro – RJ), Cultura Vozes (Petrópolis – RJ), História & Perspectivas (Uberlândia – MG), Estudos de História (Franca – SP), Espaço Plural (Unioeste - Marechal Cândido Rondon – Pr), Revista Universitária do Audiovisual (São Carlos – SP), ArtCultura (Uberlândia – MG), Perseu: História, Memória e Política (São Paulo – SP), e Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (Uberlândia – MG)], bem como em periódicos especializados internacionais [Nuevo Mundo-Mundos Nuevos (Paris - França), Naveg@merica (Murcia - Espanha) e Confluenze (Bologna - Itália)]. É autor de Cinema e História do Brasil [4ª. ed. (revisada) São Paulo: Edições Verona, 2013. v. único. 116p.], em colaboração com Jean-Claude Bernardet. É autor de Canibalismo dos Fracos (Bauru: EDUSC, 2002. v. único. 362p). Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Perspectiva, 2009]. Participou da organização das seguintes obras: História e Cultura: espaços plurais (Uberlândia: Asppectus, 2002), A História Invade a Cena (São Paulo: Hucitec, 2008); Imagens na História (São Paulo: Hucitec, 2008); Olhares sobre a História (São Paulo: Hucitec, 2010); Criações Artísticas, Representações da História (São Paulo/Goiânia: Hucitec/PUC-GO, 2010); Ver História: o ensino vai aos filmes (São Paulo: Hucitec, 2011); Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais (São Paulo: Hucitec, 2012); Temas de História Cultural (São Paulo: Hucitec, 2012); Circularidades Políticas e Culturais: percursos investigativos (São Paulo: Hucitec, 2012) e Narrativas Ficcionais e Escrita da História (São Paulo: Hucitec, 2013); Escritas da História: Ver – Sentir – Narrar (São Paulo: Hucitec: 2014); Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras - Linguagens - Cidadania (São Paulo: Edições Verona, 2015). Até o momento, orientou 21 dissertações de mestrado, 06 teses de doutorado, 28 iniciações científicas, 47 trabalhos de conclusão de curso, além de 13 orientações de outra natureza. Estão em andamento 02 iniciações científicas, 07 teses de doutorado, 01 dissertação de mestrado.

LINK PARA O CURRICULUM LATTES:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4


Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural  |  Todos os direitos reservados.